Empilhadeiras e Transpaleteiras

Tipos de Empilhadeiras e transpaleteiras


As empilhadeiras são equipamentos para carregar cargas, e são divididas em diversos grupos, de acordo com o tipo de empilhadeira. Basicamente os grupos básicos de empilhadeiras costumam ser as empilhadeiras manuais, empilhadeiras elétricas e empilhadeiras a combustão, embora hajam diversos sub tipos de empilhadeiras.


Essa diversidade de tipos de empilhadeira se deve as diferentes necessidades de cada cliente, às diferenças de preço nos modelos, capacidade do modelo de empilhadeira, e até diâmetro para circular dentro dos corredores de porta-pallets de um galpão ou depósito. A seguir, confira alguns dos principais tipos de empilhadeiras:



Empilhadeiras Manuais
Precisa de bastante esforço braçal para funcionar, mas é uma máquina de fácil manuseio já que seus mecanismos facilitam isso. Nas empilhadeiras manuais é comum ter paleteiras e torre de elevação.

Empilhadeiras semi-elétricas
Nesse tipo de empilhadeira o deslocamento do equipamento é feito pelo operador, "na mão". O movimento de elevação dos garfos é elétrico. Ou para ser mais preciso, é feito através de cilindros hidráulicos e óleo recalcado por uma bomba que pos sua vez é acionada por um motor elétrico.

A capacidade é normalmente de 1.000 kg e a elevação nunca superior a 3,0 m. Pode ser usada em aplicações mais leves quando o operador tem força para movimentar o equipamento.   Existem limitações do quanto o operador consegue movimentar o equipamento na mão, e os pisos tem que ser lisos e planos.

Empilhadeiras Elétricas
São empilhadeiras que são alimentadas através de energia elétrica de baterias. São recomendadas para locais abrigados da chuva, como depósitos, galpões, almoxarifados, câmaras frigoríficas. Esse tipo de empilhadeira é extremamente versátil, e possui a vantagem de ser extremamente silenciosa, por funcionar através de baterias. Normalmente as empilhadeiras elétricas possuem torre de elevação, isto é, a peça que possibilita erguer as cargas em pallets a metros do chão, permitindo coloca-las em prateleiras elevadas, embora haja tipos de empilhadeira elétrica que sejam específicos apenas para carregar pallets ao nível do solo.

Empilhadeiras Retráteis
Quando o uso da empilhadeira é muito intenso o operador não pode permanecer tanto tempo de pé como nas empilhadeiras patoladas. E em outros casos, os garfos precisam atingir alturas muito elevadas assim como 10 ou 12 m, e a capacidade da empilhadeira tem que ser mantida.  

Nessas situações pode-se usar a empilhadeira elétrica do tipo retrátil na qual o operador vai sentado, pode trabalhar longas horas, os garfos atingem alturas elevadas sem perda de capacidade.  

A empilhadeira retrátil também tem patolas, mas o projeto e a geometria da empilhadeira permite que o garfo se eleve muito, até por exemplo 12 m, sem muita perda de capacidade. As capacidades vão de 1.600 a 2.000 kg. 


Empilhadeiras Contrabalançadas
Essas empilhadeiras, também chamadas de "frontais", tem a mesma concepção das empilhadeiras à combustão ou seja, geometria contra-balanceadas, com a carga equilibrada por um contrapeso, porém são movidas por energia elétrica ao invés de motor à combustão. 

As baterias são muito grandes, às vezes de até 1.000 Ah, e até 80 V.  

As empilhadeiras elétricas contra-balanceadas podem trabalhar com rampas bem mais inclinadas que as patoladas e retráteis e pisos irregulares. A desvantagem é que elas precisam de mais espaço para manobrar e corredores mais largos. Normalmente a elevação dos garfos é de 6 m no máximo.

Empilhadeiras à Diesel
As empilhadeiras a diesel são outro dos tipos de empilhadeiras movidas a combustão. Sua vantagem primária é que o diesel é um combustível comum, e muito mais acessível que os cilindros de gás das empilhadeiras a gás. Além disso, sua capacidade operacional é geralmente maior que a das empilhadeiras a gás e de outros tipos de empilhadeiras.

Empilhadeiras GLP / Gasolina
As empilhadeiras a gás são o tipo de empilhadeira a combustão que é movido a gás liquefeito. Basicamente, a vantagem deste tipo de empilhadeira mora no fato de possuírem mais capacidade de carga em relação às empilhadeiras manuais e elétricas. Em compensação, a desvantagem é que por serem do grupo de empilhadeiras que funciona a base de combustão, acabam emitindo fumaça e poluentes, o que pode ser ruim em locais fechados em longo prazo.

Transpaleteira Elétrica
As transpaleteiras elétricas foram desenvolvidas para transportar e posicionar paletes ou cargas unitizadas, em depósitos, armazéns ou centros de distribuição.